como saber se estou com sarna

A escabiose, também conhecida como sarna, é uma doença de pele causada por um parasita. Essa doença, que é bastante contagiosa, é caracterizada principalmente pela coceira intensa. De fácil contágio, a sarna também é de fácil tratamento, embora os sintomas possam demorar um pouco para desaparecer completamente.


Causas
A infecção pelo parasita causador da sarna acontece por meio do contato íntimo entre pessoas ou mesmo por meio de roupas.

A sarna é causada por um ácaro minúsculo, que só pode ser observado por meio de microscópio: o Sarcoptes scabiei. Esse parasita se alimenta de queratina, uma proteína que constitui a cama superficial da pele. Depois do acasalamento, a fêmea deposita seus ovos (seis, em média), que eclodem duas semanas depois. A partir daí, as lesões podem se espalhar para outras partes do grupo a partir do toque – principalmente porque um dos locais mais comuns para o surgimento das lesões é entre os dedos das mãos. As mãos são, de fato, o principal meio de transporte do parasita. A coceira característica da sarna é resultado de uma reação alérgica do corpo à presença dos ácaros.

A sarna pode acometer também cães e gatos, mas estes costumam ser afetados somente por espécies específicas de ácaros. Humanos até podem contrair sarna causada por ácaros típicos de cães e gatos, mas apenas temporariamente, porque os ácaros têm preferência por um tipo específico de hospedeiro. Desta forma, eles não sobrevivem longe do “hospedeiro perfeito”.


Fatores de risco
A sarna pode acometer qualquer pessoa, de todas as idades, não havendo, portanto, fatores de risco específicos para se contrair a doença.

O contágio por sarna se dá unicamente e exclusivamente por meio do contato íntimo com a pele de uma pessoa infectada ou, também, por meio de roupas. Não há evidências de que sarna possa ser transmitida pelo compartilhamento de piscinas ou de itens, como toalhas, por exemplo.

Pessoas com imunodeficiência também são mais suscetíveis à sarna.

sarna humana tratamento caseiro

Sintomas de Sarna
Os principais sinais e sintomas da sarna são:

Coceira, muitas vezes grave e que geralmente piora à noite
Presença de pápulas, que são lesões de pele que surgem principalmente nas dobras da pele, especialmente entre os dedos das mãos, nas axilas, ao redor da cintura, nos pulsos, cotovelos, solas do pé, nádegas e joelhos. Em homens, essas lesões também são comuns na região genital e, em mulheres, elas costumam aparecer também nos seios.
No caso de crianças, os locais mais comuns de infestação da sarna incluem o couro cabeludo, o rosto, pescoço, palmas das mãos e solas dos pés.


Diagnóstico e Exames
Buscando ajuda médica
Converse com um médico se você apresenta sinais e sintomas que podem indicar sarna.

Muitas doenças da pele, tais como dermatite, estão associadas à coceira e ao surgimento de pequenas saliências na pele. Procure um dermatologista ou um infectologista. Eles indicarão a melhor maneira de se fazer o diagnóstico e orientarão o paciente a o que ele pode fazer ou não para acelerar o tratamento em casa.


Na consulta médica
Quando estiver no consultório médico, cuide para que descreva detalhadamente todos os seus sintomas ao médico, que certamente examinará sua pele em busca de lesões e lhe fará algumas perguntas específicas. Veja exemplos do que o médico poderá lhe perguntar e esteja preparado para responder:


Quando você notou os sintomas pela primeira vez?
As lesões começaram em algum local específico e depois foram se espalhando?
Qual a intensidade e gravidade da coceira? Ela costuma piorar à noite?
Você teve contato com uma pessoa com sarna?


Diagnóstico de Sarna
Para diagnosticar a sarna, o médico examinará a pele do paciente, procurando por pápulas. Se encontrar as lesões, o dermatologista e/ou o infectologista poderá retirar uma amostra para examinar em microscópio. Esse tipo de procedimento costuma ser suficiente para diagnosticar a presença do parasita e de seus ovos no corpo do paciente.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *